A Gerência de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Montes Claros tem adotado, nos últimos anos, uma postura de estreita relação com as unidades hospitalares, algo que foi essencial para o manejo da situação sanitária durante o enfrentamento da pandemia. No ano de 2022 o setor optou por uma modernização no formato de inspeção, estando ainda mais presente dentro das unidades hospitalares e com foco na análise do risco sanitário envolvido nos diversos serviços e produtos ofertados à população durante os cuidados com a saúde.
De acordo com o gerente de Vigilância Sanitária, Sinvaldo Pereira da Silva, o serviço de fiscalização tem por objetivo firmar um relacionamento de cooperação técnica mútua com as unidades hospitalares: “consideramos que os esforços desprendidos pelos hospitais e pela Vigilância têm o mesmo objetivo final, que é garantir a oferta de serviços e produtos de qualidade e seguros para a população”. O gerente ressalta ainda que a Prefeitura tem priorizado ações de caráter educativo, sem contudo deixar de exercer a atividade de fiscalização, atuando quando necessário para resguardar a saúde pública.
No novo formato adotado pelo setor, o processo de inspeção ocorre em todas as áreas do hospital, com objetivo de avaliar o cumprimento efetivo e articulado das Boas Práticas de Funcionamento dos Serviços de Saúde, preconizadas pela RDC 63/2011 e as demais legislações específicas de cada setor do hospital.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025