Imagem de destaque Vigilância Sanitária da Prefeitura apreende grande quantidade de produtos clandestinos

20/09/2021 - 16:50
ASCOM | Texto: Vigilância Sanitária | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Na última sexta-feira, 17, a Gerência de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Montes Claros realizou uma inspeção atendendo a uma denúncia de comércio de produtos clandestinos. No momento da ação os fiscais identificaram centenas de produtos com fortes indícios de ausência de regularização junto aos órgãos competentes. Os referidos produtos se encontravam dispostos em uma loja de produtos naturais e possuíam alegações de que se tratavam de substâncias naturais. Contudo, conforme identificado no momento da inspeção, os produtos, possivelmente clandestinos, não traziam informações sobre os respectivos fabricantes, como endereço, CNPJ, dentre outras características que contrariam a legislação sanitária.

O gerente de Vigilância Sanitária da Prefeitura, Sinvaldo Pereira da Silva, destaca que os produtos representam risco a saúde da população, pois se passam por plantas e fitoterápicos tradicionais, usurpando a característica de uso tradicional e conhecimento popular para viabilizar o comércio de produtos com composição desconhecida, quase sempre industrializados e que podem conter medicamentos sintéticos ou outros agentes toxicantes, dificultando inclusive um possível tratamento de intoxicação ou outros eventos causados pelo seu uso. Segundo o gerente, já foram realizadas reuniões com a delegacia antidrogas da Policia Civil de Minas Gerais e serão procurados outros parceiros para a montagem de uma frente de combate ao comércio desses produtos, identificando os fabricantes e fornecedores para que sejam tomadas as medidas administrativas, penais e civis cabíveis.

Os produtos da ação foram apreendidos cautelarmente e será instaurado processo administrativo para apuração das possíveis infrações sanitárias. O gerente enfatiza que a vigilância sanitária de Montes Claros seguirá trabalhando diuturnamente para garantir que sejam ofertados à população apenas produtos e serviços que garantam qualidade e segurança.