No dia 16 de abril teve início, em Montes Claros, a segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a H1N1 (influenza). O foco desta fase são os profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; funcionários do Sistema Prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo.
Até o momento, já foram vacinadas quase 58 mil pessoas na cidade, incluindo 42 mil idosos. Também estão sendo vacinados trabalhadores da saúde, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.
É importante ressaltar que, mesmo após o término da fase inicial da campanha, que contemplava a população idosa, as pessoas com mais de 60 anos de idade continuam a receber a vacinação em casa, para evitar a exposição ao novo coronavírus.
Na última etapa da campanha, que começa em 9 de maio, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos de idade, além de pessoas com deficiência.
Vale lembrar que a vacinação contra a H1N1 não imuniza para o coronavírus, mas foi adiantada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir o número de casos de doenças respiratórias, ajudando assim a evitar a sobrecarga do sistema de saúde que pode ser provocada pelo avanço da COVID-19.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025