Imagem de destaque UPA do Chiquinho Guimarães realizou mais de nove mil atendimentos em dois meses

UPA do Chiquinho Guimarães realizou mais de nove mil atendimentos em dois meses

19/01/2021 - 11:09 | atualizado em 19/01/2021 - 17:30
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Chiquinho Guimarães, na região sul de Montes Claros, já realizou mais de 9 mil atendimentos médicos desde sua inauguração, ocorrida no dia 21 de outubro do ano passado. A unidade conta com seis médicos (quatro clínicos e dois pediatras) por plantão, durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Após a inauguração, cerca de 130 pessoas foram atendidas por dia no local, em média. No total, cerca de 7.500 adultos foram atendidos, assim como quase 2 mil crianças. Com a estrutura montada na unidade e quatro médicos, 500 pessoas podem ser atendidas por plantão.

É importante ressaltar que a UPA não é para atender somente uma região da cidade. Qualquer morador, indiferente do bairro onde reside, pode procurar a unidade em caso de urgência ou emergência.

Atualmente no local são oferecidos os serviços de acolhimento com classificação de risco, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, atendimento de urgência com observação, atendimento de avaliação de cateterismo, curativos, drenagem de abscesso, eletrocardiograma, sutura de ferimento da pele, exames de glicemia capilar, inalação, nebulização, lavagem gástrica, monitorização ambulatorial de pressão arterial, exames laboratoriais e transporte inter-hospitalar. A sala de radiografia está sendo montada e em breve esses serviços serão oferecidos para a população, assim como serviços odontológicos de emergência.

Mais atendimentos - Simultaneamente, o Pronto Atendimento Alpheu de Quadros também atende em média 400 pacientes por dia, e conta com quatro médicos (dois clínicos e dois pediatras) por plantão, durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Com serviços de ponta no setor de urgência e emergência, a unidade oferece também diversos atendimentos na área oftalmológica.

O Pronto Atendimento foi equipado com um novo aparelho de raio-x digital, em substituição ao analógico. “O resultado dos exames demorava muito para sair, além da resolução das imagens obtidas nos exames ser de qualidade inferior”, destaca Maria Socorro de Carvalho Silveira, diretora administrativa da unidade, comemorando o upgrade na tecnologia utilizada nos exames.

Outra conquista veio através da parceria que o município firmou com a empresa dinamarquesa Novo Nordisk. A empresa cedeu, em comodato, um retinógrafo usado pelo Centro de Oftalmologia. Através desse convênio, a empresa também fica responsável pela manutenção do equipamento e entrega de insumos, principalmente os colírios usados pelos pacientes portadores de retinopatias diabéticas.