A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, está promovendo a Semana Municipal de Controle e Combate às Leishmanioses. As ações começaram na segunda, dia 22, e terminam nesta sexta, 26.
Na quarta-feira, 24, foi realizada panfletagem às margens da Lagoa do Interlagos, na parte da manhã. No mesmo dia, o Posto de Saúde do bairro Carmelo recebereu uma palestra educativa.
Hoje, 25, estão sendo serão realizadas visitas educativas no entorno da praça do bairro Jardim Alvorada.
Na sexta, 26, teremos a culminância da semana, com estande e panfletagem na Praça Doutor Carlos, durante todo o dia.
Confira a programação completa AQUI.
DOENÇA - A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitários do gênero Leishmania, transmitidos pela picada de insetos da subfamília dos flebotomíneos. Considerada uma antroponose, atinge animais e, eventualmente, o homem. Entre os sintomas estão a febre irregular e prolongada, a anemia, a palidez da pele e/ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso e inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. A doença, que também é conhecida como calazar, pode ser evitada com cuidados simples, principalmente mantendo limpos e livres de entulhos os ambientes que abrigam cães.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025