Imagem de destaque Prefeitura disponibiliza teste rápido de HIV

Prefeitura disponibiliza teste rápido de HIV

06/12/2019 - 14:39
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

O dia 1º de dezembro é lembrado em todo o mundo como o Dia Mundial de Combate à AIDS, uma data que serve para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de se prevenir contra esta doença, que ainda não tem cura. Em Montes Claros, o combate à doença é realizado durante o ano todo. A Prefeitura, através do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI) da Secretaria Municipal de Saúde, oferece para a população testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. O objetivo é fazer o diagnóstico rápido, para que, caso o exame dê positivo para alguma doença, o paciente seja encaminhado para o início do tratamento na própria unidade de saúde.

O Centro conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, infectologista, biomédicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. “O paciente, ao chegar ao local, é recebido por um psicólogo que realiza um pré-teste para descobrir se ele está enquadrado como possível risco na classe de doenças sexualmente transmissíveis ou hepatites. Após esse momento, ele é encaminhado ao laboratório, onde é feita a coleta de sangue com uma uma picada no dedo. No procedimento, são usados reagentes para detectar a presença de DSTs ou hepatites”, destaca Ivonete Cássia Pereira, coordenadora da unidade.

Ainda segundo a coordenadora, caso o paciente seja confirmado positivo para alguma doença, ele é encaminhado para o Serviço de Assistência Especializada, onde é recebido pela equipe multiprofissional para que o tratamento seja imediatamente iniciado. O CERDI funciona das 7 às 19 horas na Policlínica do Bairro Alto São – avenida Floriano Neiva, e atende em média 250 a 300 pessoas por mês. Informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-4413 ou 2211-4414.