Imagem de destaque NOVEMBRO AZUL - Campanha para prevenção do câncer de próstata é lançada em Montes Claros

05/11/2019 - 14:42
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 5, a abertura oficial da campanha Novembro Azul na cidade. O evento foi realizado em frente ao prédio da Prefeitura e contou com a presença de secretários municipais, servidores e do público em geral. Foi realizada, no local, uma palestra com o médico preceptor da Saúde da Família, Leandro Dias de Godoy. A campanha acontece em todo o planeta, com ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Foram oferecidos serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, orientações farmacêuticas, massagens, corte de cabelo e auriculoterapia – procedimento indicado para tratamento de sintomas de dor, ansiedade e depressão, além de outros passíveis de serem tratados através da técnica chinesa.

O médico Leandro Godoy destacou que "a campanha tem por objetivo conscientizar o homem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, contudo, Montes Claros vai além e alertamos o público masculino para ficar atento às doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), que são as principais causas de morte, junto com acidentes de trânsito. Por isso, cuidar da saúde com atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis pode resultar em altos índices de prevenção de diversas doenças”, destacou.

Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, explicou que “a mobilização e sensibilização do público masculino têm contribuído com o diagnóstico precoce da doença e as ações do município na criação de novas áreas de lazer têm proporcionado à população praticar diversas atividades físicas, o que resulta na prevenção de diversas doenças, sobretudo aquelas que mais acometem os homens”.

Câncer de próstata – O câncer de próstata é considerado o mais frequente entre os homens. Embora seja uma doença comum, por medo, preconceito ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. O câncer de próstata, na maioria dos casos, se desenvolve de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.