Imagem de destaque Montes Claros celebra o Dia da Vigilância Sanitária

Montes Claros celebra o Dia da Vigilância Sanitária

05/08/2022 - 11:11 | atualizado em 05/08/2022 - 11:17
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado  em 5 de agosto, a Prefeitura de Montes Claros, através da Vigilância Sanitária da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu palestras para os seus servidores, além de representantes de cerca de 50 municípios da Macrorregião Norte. O evento aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 4, e teve o apoio do Ministério Público Estadual de Minas Gerais e da Superintendência Regional de Saúde. O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, representou o prefeito Humberto Souto no evento.

Gustavo Mendes Lima Santos, farmacêutico, pesquisador do International Vaccine Institute (Coreia do Sul) e gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e a psicóloga breve sistêmica e
hipnose clínica Nágila Viviany Gomes Freitas, proferiram palestras e abordaram temas como "registro de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária" e "relações interpessoais".

Felipe Caires, promotor de Justiça da Curadoria de Defesa do Consumidor, destacou que celebrar essa data é de fundamental importância, e lembrou que o Ministério Público é parceiro e colabora ativamente com os trabalhos da Vigilância Sanitária do Município. “Tenha a certeza que o Procon Estadual também conta com o apoio dos servidores, para continuar com a luta para assegurar a saúde dos cidadãos. E trabalhar em conjunto proporciona resultados satisfatórios. Esta data é uma homenagem, mesmo que singela, sobretudo depois de um período de pandemia, ao que os servidores fizeram pela população do Norte de Minas, o que não tem preço. Se não fosse o trabalho desses guerreiros, teríamos muito mais mortes. Todos os profissionais da saúde, pelo esforço heróico e anônimo, merecem todos as homenagens”, disse.

O farmacêutico e pesquisador Gustavo Mendes Lima Santos, da ANVISA, destacou que “foi uma honra participar da comemoração, em Montes Claros, do Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Foi uma oportunidade pra gente relembrar a importância que a Vigilância tem na vida das pessoas e na proteção da saúde da população. Hoje a gente está vendo o quanto isso fez diferença no controle da pandemia. Este evento integra diferentes vigilâncias sanitárias, para fortalecer ainda mais o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”.

Dulce Pimenta, secretária de Saúde de Montes Claros, enfatizou que celebrar essa data tem o objetivo de "mostrar as conquistas do setor, antes mesmo da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). E essa estrutura se deve sobretudo a todos os servidores do setor, que mostraram para o mundo a importância da Vigilância Sanitária”.

O gerente de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Montes Claros, Sinvaldo Pereira da Silva, destacou que o evento foi uma das maiores articulações de nível regional entre os serviços de Vigilância de que se tem registro, e que "a presença de representantes dos três entes federativos sinaliza a tão sonhada consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária".

A Vigilância Sanitária está presente na vida da população, nos serviços de alimentação, medicamentos, cosméticos, saneantes, laboratórios de análises clínicas, serviços de diagnóstico por imagem, hospitais e clínicas médicas, produtos que alegam propriedades terapêuticas, produtos de saúde, dentre muitos outros produtos e serviços que podem causar impacto na saúde humana.