Imagem de destaque MÊS DA LUTA ANTIMANICOMIAL - Montes Claros lança a campanha “Ser-tão louco é Ser-tão resistente”

29/04/2022 - 18:52 | atualizado em 29/04/2022 - 18:52
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) "Helena Macedo", realiza, no mês de maio, diversas ações, como exibições de filmes, rodas de conversas, apresentações artísticas, inauguração do busto de Dona Helena Macedo, entre outros eventos, tudo para celebrar o Mês Nacional da Luta Antimanicomial, movimento que prevê a reformulação da assistência em saúde mental e a inserção das pessoas com sofrimento mental na sociedade, bem como sua livre circulação.

O 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial por deliberação do Congresso de Trabalhadores, realizado em maio de 1987, em Bauru (SP), reunindo profissionais favoráveis às políticas antimanicomiais. Eles propunham a necessidade de reformar o sistema psiquiátrico brasileiro da época. “A relevância em celebrar a luta antimanicomial está em manter a chama da conquista da reforma psiquiátrica viva e potente”, comenta a psicóloga e gerente do CAPS Helena Macedo, Déborah Durães de Carvalho, reafirmando o direito ao tratamento em liberdade.

“Comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial é uma forma de honrar o sofrimento e a morte daqueles que sucumbiram no poço da desumanidade praticada nos manicômios, hospícios e clínicas psiquiátricas. É também lutar para que nenhuma outra pessoa vivencie tamanha atrocidade. É buscar no campo da democracia e do controle social a garantia de direitos e o espaço de voz para dizer do que já foi feito e do que se quer. É não deixar haver espaço pra retrocesso”, diz o coordenador municipal de Saúde Mental, Leonardo Félix de Oliveira.

A Luta Antimanicomial produziu importantes desdobramentos ao longo da história, como a Reforma Psiquiátrica Brasileira que, entre outras especificações, propiciou a criação dos Centros de Atenção Psicossocial como alternativa humanizada de atenção psicossocial, pautada na reinserção social, familiar e comunitária e na liberdade. “O CAPS leva o nome de Helena Macedo em reconhecimento a uma das pioneiras na luta antimanicomial em Montes Claros”, explica a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta.

02/05 Segunda
- Abertura Oficial dos Eventos de Maio: Mês da Luta Antimanicomial;
- Solenidade, composição da mesa de abertura;
- Exposição de fotos - Linha do Tempo na unidade;
- Apresentação artística dos pacientes.

Apresentação artística no Quiosque do CAPS – Bloco Raparigas do Bonfim.

03/05 (Terça-Feira)
Passeio no parque Municipal com pacientes da permanência.

04/05 (Quarta-Feira)
Passeio no Parque Municipal com pacientes dos SRTs

09/05 (Segunda-Feira)
Cinema no CAPS HELENA MACEDO

10/05 (Terça-Feira)
Dia da Beleza no CAPS HELENA MACEDO

11/05 (Quarta-Feira)
Roda de conversa com chá para os familiares dos usuários do
CAPS HELENA MACEDO

13/05 (Sexta-Feira)
SER-TÃO FAMÍLIA
Roda de conversa com chá para os familiares dos usuários do
CAPS HELENA MACEDO

17/05 (Terça-Feira)
SER-TÃO LOUCO É SER-TÃO TALENTOSO.
SHOW DE TALENTOS NO CAPS
Apresentação artística de várias modalidades (dança, teatro, karaokê, poesia, exposições artísticas e feira de artes). Participação dos pacientes dos SRTs e permanência.

18/05 (Quarta-Feira)
MANHÃ ATO PRAÇA DR. CARLOS