A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Saúde, conseguiu zerar a fila da mamografia na rede municipal de saúde. Hoje, quem precisa realizar a mamografia de rastreamento entra na fila única e aguarda no máximo 7 dias para realizar o exame. Já para a mamografia diagnóstica (pacientes que já apresentam sintomas), o prazo é de 3 dias.
A mamografia diagnóstica é realizada quando há sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, visando diagnóstico precoce e investigação imediata. É necessário que não apenas mulheres, mas também homens fiquem atentos aos sinais e sintomas que indicam urgência diagnóstica como nódulo mamário endurecido e fixo em mulheres adultas de qualquer idade; nódulo mamário em crescimento, em qualquer idade, . descarga papilar sanguinolenta unilateral, lesão eczematosa, retração ou pele em “casca de laranja” na mama; linfadenopatia axilar endurecida, fixa ou móvel; linfonodos supra/infraclaviculares aumentados; aumento progressivo da mama com sinais de edema, vermelhidão ou pele espessada; mudança no formato do mamilo (ex.: retração unilateral); homens com tumoração palpável unilateral e mastite/inflamação que não melhora após tratamento adequado com antibiótico.
Por mês, são realizadas pela Secretaria de Saúde do município cerca de 1500 mamografias, um dos primeiros passos para o diagnóstico da doença.
O Ministério da Saúde orienta que o rastreamento mamográfico populacional no SUS seja realizado por mulheres com idade entre 50 e 74 anos a cada 2 anos. Mas o SUS não restringe o acesso de mulheres que tenham entre 40 a 49 anos, ou mulheres com idade acima de 74 anos, desde que orientadas por profissionais de saúde.
Dados sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, acesso a exames e tratamento apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) através do documento “Controle do Câncer de Mama no Brasil: Dados e Números 2025”, indicam que o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as brasileiras (excluindo o de pele não melanoma) e também a principal causa de morte por câncer na população feminina. São estimados 73.610 novos casos em 2025 e, em 2023, foram registrados mais de 20 mil óbitos decorrentes da doença.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025