Imagem de destaque SAÚDE NO NATAL - UBSs dos bairros Santo Antônio II e Chiquinho Guimarães vão reforçar atendimento durante o recesso natalino

SAÚDE NO NATAL - UBSs dos bairros Santo Antônio II e Chiquinho Guimarães vão reforçar atendimento durante o recesso natalino

23/12/2025 - 09:13
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Fábio Marçal e Divulgação

Durante o recesso do Natal, a população vai contar com 4 unidades de saúde para os atendimentos. Além da UPA do Chiquinho Guimarães, que permanecerá aberta 24 horas todas os dias da semana, e do Hospital Municipal Alpheu de Quadros, que também estará com as portas abertas 24 horas todos os dias do recesso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santo Antônio II (ao lado do Alpheu de Quadros) e Chiquinho Guimarães (ao lado da UPA) realizarão atendimentos no horário de 7 às 19 horas.

A integração das unidades de saúde durante o recesso de Natal vai facilitar o atendimento à população, já que nas UBSs serão atendidos os pacientes em condições clínicas menos graves, enquanto na UPA Chiquinho Guimarães e no Hospital Alpheu de Quadros serão atendidos os pacientes em condições clínicas mais graves e urgentes.

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento opera ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe multiprofissional qualificada e adaptada às demandas específicas de cada região, encaminhando os pacientes para internação em hospitais de retaguarda, garantindo a continuidade do cuidado por meio da regulação do acesso assistencial.

O componente concentra os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, integrando-se com a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, formando uma rede de assistência organizada e integrada.

UBSs - São as Unidades Básicas de Saúde, a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, conhecidas popularmente como "postos de saúde" ou "postinhos". Elas oferecem atendimento primário focado em prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde comuns, visando manter a saúde da população e desafogar hospitais, com serviços como consultas médicas, vacinação, odontologia e distribuição de medicamentos básicos.