O Município de Montes Claros inaugurou nessa quarta-feira, 9, mais uma Unidade Básica de Saúde. Dessa vez, os beneficiados são os moradores do Distrito de Ermidinha, com cerca de 1.500 habitantes e que fica a 48 km da sede do município.
A nova UBS, confortável, segura e acessível tanto para pacientes quanto para servidores, traz alívio para os moradores de Ermidinha, que precisavam se deslocar até a unidade de saúde do Distrito de Santa Rosa de Lima, a 35 km de distância. A Unidade Básica de Saúde beneficiará centenas de famílias em Ermidinha e arredores, oferecendo cuidados médicos mais acessíveis e uma infraestrutura adequada às demandas daquele distrito.
“A Unidade Básica de Saúde, esperada por muitos anos, foi finalmente concluída de forma exemplar. Este é um sonho realizado, já que agora não precisamos mais viajar até Santa Rosa de Lima ou Montes Claros para cuidar da nossa saúde”, afirmou José Carlos Silva, vice-presidente da comunidade de Morro Grande, localizada no distrito de Pedra Preta dos Montes.
Cleia Aparecida Rodrigues Gusmão, líder comunitária em Morro Grande, comunidade rural próxima a Ermidinha, expressou a gratidão da população local: “este é um presente valioso para todos, pois tínhamos grandes dificuldades para chegar a Santa Rosa de Lima. Com a UBS em Ermidinha, o acesso ficou muito mais fácil para nós”.
“É só alegria por esta obra tão importante para a região, já que era muito difícil nos deslocarmos até Santa Rosa de Lima ou Montes Claros, especialmente os idosos. Agora, está praticamente dentro de casa”, disse a presidente da Associação de Riachão Pindaíba, Luciene Soares Ferreira.
“Hoje é um dia histórico, em que o livro das nossas comunidades ganha uma página importante com a realização de mais um sonho: a entrega da nossa Unidade Básica de Saúde. Esta é uma conquista coletiva que beneficiará não apenas Ermidinha e as comunidades próximas, mas também todos aqueles que precisarem, tornando-se uma referência, inclusive para quem passa pela BR135”, discursou a presidente da Associação dos Moradores de Ermidinha, Cláudia Ruas Soares.
“A construção desta UBS aqui em Ermidinha representa muita mais do que parede e estrutura, representa cuidado, esperança, dignidade e respeito com a nossa gente. Cada conquista como essa renova nossa esperança e mostra que, quando existe compromisso e vontade de fazer, os sonhos das comunidades rurais se tornam realidade”, complementou Ilza Souza Pereira, representante do Distrito de Panorâmica/Vista Alegre.
A UBS de Ermidinha sanará a demanda da Secretaria Municipal de Saúde em relação à Rede de Atenção Primária à Saúde na localidade e terá os seguintes ambientes:
● Sala de Recepção e Espera
● Sala de Reunião e Educação
● Vacinação
● Coleta
● PCD (ambiente destinado aos usuários deficientes físicos)
● Trocador
● Circulação (2)
● Farmácia
● Cuidados Básicos
● Sala de Curativo
● Atendimento (multiprofissional (2)
● Instalações Sanitárias (2)
● Ginecologia
● Consultório Odontológico
● Rx
● Sala de Agentes
● Lavagem e desinfecção de materiais
● Esterilização
● PCD Funcionários
● Depósito de Materiais de Limpeza (DML)
● Almoxarifado
● Vestiário Funcionários Masculino
● Vestiário Funcionários Feminino
● Copa
● Compressor Odontológico
● Acesso Funcionários
● Apoio para agentes de controle de endemias
● Depósito de agentes de endemias
● Abrigo reduzido de resíduos sólidos (lixo)
● Estacionamento
A UBS é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desse tipo de unidade é atender os problemas de saúde da população sem que haja a necessidade de encaminhamento para emergências e hospitais.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2026