A Atenção Primária à Saúde se caracteriza por um conjunto de ações que abrange a promoção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na qualidade de vida da população. É a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e, entre seus equipamentos, está o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades, como consultas, exames, vacinas e outros procedimentos.
Assim, a capilaridade (abrangência) da Saúde da Família é essencial para desafogar o fluxo nos hospitais de Montes Claros, que são procurados não só pelos montes-clarenses mas por uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes, composta por moradores de mais de 90 municípios do Norte de Minas e até do sul da Bahia.
Para se ter uma ideia, no ano 2000, havia apenas 18 equipes do programa ESF administradas pela Secretaria de Saúde de Montes Claros. Em 2011, esse número já era de 61 equipes. Em 2022, chegou a 142. Se compararmos os dados de 2011 e 2022, é possível identificar um aumento superior a 132% no número de equipes, que são formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Esse aumento fez Montes Claros ser reconhecida, no ano passado, como tendo o maior percentual do Brasil (98%) de população cadastrada nas equipes da ESF.
Simultaneamente, o número de equipes do programa Estratégia de Saúde Bucal (ESB), criado em 2000 e que atua de forma integrada com a ESF disponibilizando serviços odontológicos, também cresceu consideravelmente. Em 2000, não havia nenhuma equipe da ESB em Montes Claros. Em 2008, eram 10. Em 2011, já eram 42. No ano passado, esse número chegou a 123.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025