Imagem de destaque HIV, SÍFILIS E HEPATITES VIRAIS - Montes Claros descentraliza testes rápidos para todas as ESF’s

HIV, SÍFILIS E HEPATITES VIRAIS - Montes Claros descentraliza testes rápidos para todas as ESF’s

29/01/2021 - 17:25 | atualizado em 29/01/2021 - 17:29
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretária Municipal de Saúde, está capacitando todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Antes, o serviço era centralizado no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI), que funciona na Policlínica do Alto São João.

A implantação dos testes rápidos na Atenção Básica faz parte de um conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que tem por objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico e tratamento precoce.

Além do serviço oferecido pelo CERDI, que conta com equipe multidisciplinar composta de médicos, infectologista, biomédicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, agora o usuário vai poder procurar a ESF de referência para realizar o teste, além de fazer o tratamento, caso o diagnóstico seja positivo.

De acordo com Valéria Araújo, enfermeira e referência técnica dos testes rápidos da Atenção Primária, o serviço de descentralização teve início em 2019, com a implantação em 57 equipes de Estratégia de Saúde da Família mas, devido à pandemia, os treinamentos foram interrompidos.

Além de proporcionar mais qualidade de vida para o paciente testado positivo, o município vai poder controlar e monitorar melhor os números da sífilis, que tiveram um aumento significativo nos últimos tempos.