Imagem de destaque Equipes de Saúde da Família recebem capacitação para melhorar o atendimento aos idosos

Equipes de Saúde da Família recebem capacitação para melhorar o atendimento aos idosos

07/06/2019 - 14:04
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), está promovendo uma capacitação para os servidores de todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. O treinamento foi idealizado pelo Centro de Referência em Saúde do Idoso (Crasi), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

A capacitação faz parte das diretrizes da SES e tem por objetivo trazer mais qualidade e humanidade ao atendimento recebido pelos idosos através do SUS (Sistema Único de Saúde). A próxima turma de treinamento está prevista para o dia 27 de junho. As atividades são ministradas por diversos profissionais da saúde e têm como público-alvo médicos geriatras, enfermeiros e servidores da ESF.

Segundo o enfermeiro Ely Carlos, gerente administrativo do Crasi, a unidade quer alinhar e estreitar os laços com o município. “Sentimos a necessidade de treinar todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família para melhor atender os idosos nas unidades. Quando enviamos o paciente à ESF com o plano de cuidado, alguns médicos e enfermeiros encontram dificuldades em conduzir e continuar com o tratamento”, ressalta.  

O Crasi é especializado no atendimento multidimensional ao idoso em situação frágil, e oferece atendimento gratuito nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, além do atendimento em reabilitação física. O Crasi recebe pessoas vindas de toda a região. A média de atendimentos chega a 700 idosos por mês, oriundos de Montes Claros e dos 86 municípios da macrorregião Norte de Minas.