Imagem de destaque "É COMO SE EU ESTIVESSE GANHANDO UMA NOVA LIBERDADE" - Centro de Órteses e Próteses da Prefeitura oferece inclusão para pessoas com deficiência

"É COMO SE EU ESTIVESSE GANHANDO UMA NOVA LIBERDADE" - Centro de Órteses e Próteses da Prefeitura oferece inclusão para pessoas com deficiência

22/03/2022 - 16:14
ASCOM | Texto: Rubens Santana e Daniel Moraes | Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros conta com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, ou Centro de Órtese e Prótese, como é mais comumente conhecido, que é um serviço próprio integrante da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Física. O serviço atende, além de Montes Claros, outros municípios da região, por meio de pactuação de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), e assiste pessoas com deficiências físicas consideradas definitivas ou prolongadas.

O Centro oferta, além de avaliação, reabilitação e acompanhamento multidisciplinar, equipamentos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como: bengalas, muletas, andadores, cadeiras de rodas para deslocamento social ou para banho, calçados e palmilhas ortopédicas sob medida. Pacientes ostomizados recebem avaliação, acompanhamento multidisciplinar e bolsas de colostomia e urostomia.

Para ter acesso ao serviço o paciente deve procurar a sua Equipe de Saúde da Família de referência.

Nesta terça, 22, o Centro entregou uma cadeira motorizada para José Valdir Pereira da Silva, de 38 anos. Morador do bairro Vila Telma e vítima de paralisia cerebral, ele conta que a nova cadeira vai ser de fundamental importância. "É como se eu estivesse ganhando um carro. Em muitas atribuições, vou ficar totalmente independente. Agora, não vou precisar de ninguém para poder ir aos lugares. De certa forma, é como se eu tivesse ganhando uma nova liberdade", observa.