O prefeito Humberto Souto participou, na manhã desta sexta-feira, 4, de uma confraternização com os agentes comunitários de saúde (ACS) em comemoração ao dia nacional da categoria, no auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde. Mais de 800 servidores participaram do evento, que foi a culminância de uma semana de palestras e oficinas voltadas para esses profissionais. O ACS compõe a equipe multiprofissional dos serviços da Atenção Básica e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas, em domicílios e coletividades. É o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde com a comunidade.
Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, do secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues, do secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, e de vereadores, o prefeito destacou que “a função dos agentes de saúde é de extrema importância para proporcionar um serviço de qualidade para a população, porque eles sabem detectar onde está o problema. É como um jogo de engrenagem em que, se essa peça quebrar, todo o sistema para. E, por isso, nesse dia dedicado a eles, estamos oferecendo estruturas físicas para o melhor desempenho de suas funções; mas, sobretudo, estamos oferecendo mais dignidade para esses profissionais”.
Ainda durante o pronunciamento, o prefeito informou que os agentes de saúde não precisam mais bater o ponto eletrônico na saída e na chegada do horário de almoço, já que isso estava atrasando e atrapalhando o desempenho de sua função, que é oferecer um atendimento eficaz aos moradores dos bairros da cidade.
Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, afirmou que “as melhorias na estrutura física da rede são uma das cobranças do prefeito Humberto Souto para oferecer um ambiente de trabalho mais humanizado para os servidores. Contudo, a valorização do servidor é de fundamental importância para oferecer serviço de saúde de qualidade para a população. E isso o Executivo vem se esforçando para fazer”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025