Imagem de destaque DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO - Prefeitura alerta que fumantes têm mais chances de desenvolver sintomas graves da COVID-19

18/08/2021 - 16:32
ASCOM | Texto: ASCOM | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros irá promover, neste mês, diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). O tema adotado foi "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia da COVID-19", já que evidências científicas demonstram que um histórico de tabagismo está associado com agravamentos e desfechos negativos entre infectados pelo novo coronavírus.

A programação se inicia no dia 25 de agosto, com uma Live no Instagram da Secretaria de Saúde (@saude_moc) sobre os resultados do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, as ações desenvolvidas e prêmios recebidos. Do dia 25 ao dia 29 serão realizadas ações informativas com ênfase na Atenção Básica, destacando o Tratamento do Fumante.

DIA DE COMBATE AO FUMO

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Criadoa em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, e causa aproximadamente 50 doenças diferentes.  Pessoas que fumam têm 14 vezes mais chances de desenvolver quadros graves de Covid-19 do que os pacientes que não possuem o hábito.

Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cânceres e doenças respiratórias crônicas. Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana, IAM, o acidente vascular encefálico, DPOC, enfisema pulmonar, tuberculose e câncer de pulmão.