O Prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, assinou, na manhã desta terça-feira (22), as ordens de serviços para construção de mais dois Centros de Atenção Psicossocial, CAPS AD III e CAPS III no município, que serão instalados nos bairros Canelas e Acácias, ambos com atendimento 24 hs/dia, inclusive nos finais de semana e feriados.
A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito, com as presenças do vice-prefeito, secretários e servidores municipais, vereadores e representantes das construtoras que venceram as licitações e vão executar as obras.
Os CAPS são serviços de saúde mental, de base comunitária, com atendimento em regime de porta
aberta, ou seja, sem necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio, que ofertam atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso prejudicial de álcool e drogas. Os CAPS visam promover a inclusão e a humanização do tratamento de saúde mental, substituindo o modelo de internação em hospitais psiquiátricos.
Os CAPS atuam de forma articulada com toda a rede de saúde, com abordagem interdisciplinar visando o tratamento humanizado e em liberdade, na perspectiva de preservação da dignidade e construção da autonomia, para o pleno exercício da cidadania.
A assistência é realizada por equipes formadas por profissionais especializados em diversas áreas da saúde, que prestam o cuidado integrado e articulado com os territórios de saúde. "Os dois novos CAPS vão ficar em pontos importantes para se agregarem aos outros dois já existentes, um na região do Planalto e outro nas proximidades da Rodoviária. Temos que acolher e incluir as pessoas que sofrem de transtornos mentais, acabando de vez com o preconceito. E esta inclusão deve acontecer não apenas na saúde, mas também na escola e no trabalho”, comentou o prefeito, lembrando que os principais objetivos dos CAPS são acolhimento, tratamento e reinserção social dos pacientes, incluindo atenção aos familiares.
A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS
O município de Montes Claros MG possui uma ampla rede de serviços de atenção psicossocial, que conta com:
- 167 equipes de estratégia saúde da família;
- 1 Centro de Atenção Psicossocial, modalidade III, para atendimento às pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, com funcionamento 24 horas/dia; 2 CAPS AD, nas modalidades II (funcionamento de segunda a sexta-feira 07:30 às 18:00) e III (funcionamento 24 horas/dia);
- 1 CAPS Infantojuvenil;
- 2 Serviços Residenciais Terapêuticos, modalidade I e II;
- 1 Unidade de Acolhimento Adulto e 1 Unidade de Acolhimento Infantojuvenil;
- 2 ambulatórios de gestão municipal.
As demandas básicas em saúde mental são conduzidos pelos serviços da atenção básica. Aquelas que exigem atenção especializada são direcionadas aos ambulatórios; casos graves, severos e persistentes e situações de crise são direcionados aos CAPS, de acordo com a modalidade, sendo que, nestes casos, o paciente pode ser direcionado aos leitos de saúde mental ou aos prontos-socorros dos hospitais.
Os serviços da RAPS do município atendem, além da população local (414.240 habitantes), aos municípios pactuados, a saber: Claro dos Porções, Glaucilândia, Itacambira e Juramento.
Assim, esses serviços atendem uma população superior a 432.354 habitantes (dados do IBGE relativos a 2022).
O município ainda dispõe atualmente de 16 leitos de saúde mental, sendo 10 leitos no Hospital Aroldo Tourinho e 06 leitos no Hospital Universitário Clemente de Faria. Os CAPS desenvolvem ações de reabilitação psicossocial, através da realização de atendimento da equipe multiprofissional aos pacientes, atendimentos individuais, psicoterapia, atividades coletivas, oficinas na permanência dia e permanência noturna, reuniões de familiares e articulação com outros setores (educação, esporte, cultura, etc.).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025