Imagem de destaque CONSULTÓRIO NA RUA - Serviço da Prefeitura oferece atendimentos de saúde para pessoas em situação de rua

CONSULTÓRIO NA RUA - Serviço da Prefeitura oferece atendimentos de saúde para pessoas em situação de rua

13/11/2019 - 15:56 | atualizado em 13/11/2019 - 16:56
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

O Consultório na Rua, programa da Prefeitura de Montes Claros executado através da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de oferecer assistência à saúde para pessoas em situação de rua na cidade. O serviço aborda, atualmente, mais de 600 pessoas por mês, levando a elas os serviços da área da Atenção Primária.

Segundo os responsáveis pelo programa, a demanda por atendimento tem aumentado significativamente nos últimos anos, com grande parte das pessoas atendidas sendo oriunda de outras cidades. Além de atender as pessoas nas ruas, foi preparado um local, na área central, para oferecer mais conforto aos usuários. Segundo Maria Clerismar Pereira dos Santos, enfermeira coordenadora do serviço, “o local tem espaço para que eles possam tomar banho. Dispomos ainda de um consultório médico e equipe multidisciplinar completa. Isso facilita a medicação e acompanhamento de todos os usuários em situação de rua”.

A equipe é composta por sete profissionais que constantemente avaliam os resultados alcançados e traçam novas metas do programa. “A ação promove a acessibilidade a serviços da rede institucionalizada, assistência integral, e possibilita laços sociais para as pessoas em situação de exclusão social, possibilitando, ainda, um espaço concreto do exercício de direitos e cidadania”, afirma Alberth Neves dos Santos, médico da família e comunidade.

Onofre Flávio da Cruz, 57 anos, vive em situação de rua há mais de 10 anos. Ele conta que está nesta situação por opção própria e que o atendimento médico oferecido pela Prefeitura de Montes Claros para as pessoas em situação de rua é de qualidade. “Gosto do atendimento de toda a equipe, que sempre nos acolhe sem preconceito. Eles sempre estão perto da gente. Quando a gente menos espera, eles chegam e fazem todo o atendimento. Parece um hospital na rua”, disse.  

 

 

 

Brasão Secretaria de  Saúde
É ASSIM, COM HONESTIDADE E TRABALHO, QUE A CIDADE VOLTOU A FUNCIONAR!

Av. Dulce Sarmento, 2076 - Monte Carmelo - CEP: 39401-485
(38) 2211-4329