Imagem de destaque Combate ao Aedes aegypti - ESF do bairro Acácias realiza mutirão de limpeza

Combate ao Aedes aegypti - ESF do bairro Acácias realiza mutirão de limpeza

28/05/2019 - 07:46
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto:Rubens Santana | Fotos: Divulgação

Levantamentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros mostram que a região do Grande Independência possui um alto índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com o objetivo de contribuir para diminuir os índices de proliferação do inseto no local, a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Acácias realizou mutirão de limpeza de resíduos no condomínio Moradas na manhã deste sábado, 25.

O CCZ também participou da ação, que retirou aproximadamente 20 toneladas de resíduos inservíveis que poderiam acumular água. Cerca de 600 casas foram visitadas e, em quase todas, algum objeto que poderia armazenar água foi removido. Cinco agentes comunitários de saúde e cinco funcionários do condomínio participaram da ação, que contou também com a participação da enfermeira coordenadora da equipe, Keliane da Cruz Santos Lopes. Ela contou que a ação, além de limpar as residências, teve o objetivo de conscientizar os moradores sobre a fundamental importância de manter os quintais limpos. “Diversos resíduos foram retirados. Mas o mais importante é conscientizar os moradores que todos nós somos responsáveis por acabar com a larva do mosquito. E conseguimos retirar um monte de material que poderia contribuir com sua proliferação”, destacou.

Flamarion Cardoso, coordenador do CCZ, ressaltou que o Município está empenhado em erradicar os pontos de proliferação do mosquito, mas é preciso destacar que a população é muito importante na luta contra o inseto, já que 86% dos focos de larvas são encontrados dentro das residências.

Para evitar a reprodução do mosquito, vale seguir algumas recomendações:

· Mantenha a caixa d’água e tambores bem cobertos;

· Lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas e bebedouros de animais;

· Não deixe água acumulada em pneus e garrafas;

· Guarde os pneus em desuso em local coberto;

· Limpe as lajes e calhas;

· Coloque tela nos ralos ou adicione água fervente pelo menos uma vez por semana;

· Mantenha as piscinas bem tratadas;

· Utilize sempre a coleta pública.