A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está realizando o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) em todos os bairros da cidade. O levantamento teve início no dia seis deste mês e, na próxima segunda-feira, 13, o resultado vai ser divulgado para que o setor centralize esforços naqueles bairros com maior quantidade de focos do Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir a dengue, o zika e a chikungunya.
De acordo com Flamarion Cardoso, coordenador do CCZ, “as equipes estão visitando as casas e dando orientações aos moradores para fazer a remoção dos possíveis criadouros e dos focos existentes nesses locais. Grande parte dos focos são encontrados em recipientes usados nas residências para acondicionar água. Pedimos à população que olhe os tambores, para evitarmos a infestação das larvas do mosquito transmissor”.
Ainda segundo o coordenado do CCZ, "estamos intensificando essas visitas domiciliares para conscientizar a população sobre os riscos dessa infestação, uma vez que o vírus ficou presente no nosso município. A melhor forma de evitar que a população adoeça é evitar o nascimento do mosquito. E por isso recomendamos que a população disponibilize o lixo no horário em que o caminhão passa para recolher, não descarte resíduos sólidos e restos de material de construção em lotes vagos, tape sempre os tambores e caixas d’água e faça a inspeção pelo menos duas vezes por semana no domicílio".
“Caso a pessoa sinta sintomas como dor de cabeça ou febre, a recomendação é procurar o mais rápido possível uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro para que seja feita a notificação e assim o CCZ possa fazer essa intensificação naquele território, pra evitar que outras pessoas adoeçam”, observa Flamarion.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025