Imagem de destaque COMBATE À DENGUE - Prefeitura convoca população para a guerra contra o mosquito

COMBATE À DENGUE - Prefeitura convoca população para a guerra contra o mosquito

15/01/2020 - 17:41
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou, na manhã desta quarta-feira, 15, o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. Com percentual de infestação de 10,3, os números colocam Montes Claros em situação de alerta. O levantamento aponta que, a cada 100 domicílios visitados, em pelo menos 10 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

E, para enfrentar o mosquito transmissor, o CCZ prepara diversas ações nos bairros que tiveram índice de infestação superior a 20%, como Maria Cândida, Village do Lago ll, Vila Regina, Maracanã, Monte Sião, Vila Itatiaia, Barcelona Parque, Vila Atlântida, Vila Camilo Prates, Tancredo Neves, Alto São João, Alterosa, Funcionários, Santa Lúcia l, Planalto, Santa Rita ll e Inconfidentes.

Flamarion Cardoso, coordenador do CCZ, explica que “mais uma vez foi constatado que 80% dos focos foram encontrados nas residências. Dependemos fundamentalmente da participação da população, que deve estar mobilizada e consciente de suas responsabilidades para reduzir o risco de doenças transmitidas pelo Aedes. A Prefeitura de Montes Claros tem realizado todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde para controlar essa doença em nossa cidade”.

Ainda segundo o coordenador, “a participação dos moradores é de fundamental importância para combater a proliferação do Aedes aegypti, responsável por transmitir arboviroses que levam à morte. Todos nós temos que cuidar do espaço onde vivemos. E, se cada morador tirar 10 minutos do dia para fazer uma vistoria na casa e no quintal, ele vai colaborar para evitar a proliferação do mosquito”.

Ação nos bairros críticos - A coordenação do Centro de Controle de Zoonoses informa que 156 servidores estão trabalhando nas atividades de controle da dengue, em parceria com a Atenção Primária (Agentes Comunitários de Saúde), intensificando as ações nos bairros com maiores índices de infestação.

As atividades para controle que estão sendo realizadas são:

- Inspeções domiciliares para eliminação mecânica e química de criadouros do mosquito;

- Atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor;

- Atendimento às denúncias da população sobre focos do mosquito, através do telefone (38) 2211-4400.

Brasão Secretaria de  Saúde
É ASSIM, COM HONESTIDADE E TRABALHO, QUE A CIDADE VOLTOU A FUNCIONAR!

Av. Dulce Sarmento, 2076 - Monte Carmelo - CEP: 39401-485
(38) 2211-4329