Imagem de destaque Certificado Internacional de Vacinação pode ser obtido de forma gratuita em Montes Claros

18/07/2022 - 14:53
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela, conforme o Regulamento Sanitário Internacional, sendo uma exigência para a entrada em alguns países. O documento tem validade vitalícia, portanto, se você já possui um CIVP, não é necessário solicitar um novo.

Em Montes Claros, as pessoas que desejam viajar para outros países podem solicitar o documento na Secretaria Municipal de Saúde, no prédio da Nova Prefeitura, no bairro Jaraguá. A emissão é gratuita e o documento fica pronto na hora. O requerente deve apresentar comprovante de vacinação contra febre amarela onde estejam visíveis data e lote da vacina.

Para requerer o documento, o cidadão deve fazer um cadastro prévio através do link https://civnet.anvisa.gov.br/app/unidade. Depois, deve se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde munido de documento de identidade e comprovante de vacinação para a emissão do documento. O horário de atendimento é entre 8 e 11 horas e de 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Apenas alguns países solicitam o CIVP, e a lista desses está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). É interessante salientar que o CIVP não contempla a vacinação contra a COVID-19. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-4332.