Imagem de destaque Campanha de vacinação contra o sarampo continua em toda Montes Claros

Campanha de vacinação contra o sarampo continua em toda Montes Claros

10/07/2020 - 18:02
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal

A Campanha de Imunização Contra o Sarampo foi prorrogada em Montes Claros até o dia 31 de agosto deste ano. A procura pela vacina, no entanto, ainda está baixa, sendo que, da meta da campanha na cidade (181 mil pessoas, entre 20 e 49 anos), foram imunizados apenas 51 mil indivíduos, ou seja, 28% do total.

Para ajudar no cumprimento da meta, a Prefeitura disponiblizou, além das 20 salas de vacinação do município, três pontos fixos de imunização, nos shoppings Montes Claros e Ibituruna e na Praça Dr. Carlos. Além disso, nesta segunda-feira, 13, serão disponiblizados seis pontos volantes: Bretas da Coronel Prates, Bretas Socomil, Center Pão Mestra Fininha, Katyra São José e VGX (Centro e Alto São João).

Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Montes Claros continua atenta e tem avisado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo. A doença é grave e de alta transmissibilidade. Para se ter uma ideia, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto, porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Para evitar o sarampo, são necessárias duas doses de vacina para quem tem até 29 anos de idade; de 30 a 49 anos, basta uma dose. E, acima de 49 anos, são vacinadas as pessoas que convivem com indivíduo suspeito da doença ou que foram a locais com surto.

A doença - O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Sintomas - Os doentes geralmente apresentam febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade