Imagem de destaque Audiência pública debate situação do Hospital Universitário Clemente de Faria

Audiência pública debate situação do Hospital Universitário Clemente de Faria

27/05/2019 - 08:18
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto:Bruno Albern | Fotos: Fábio Marçal

Foi realizada nesta sexta-feira, 24, uma Audiência Pública para discutir propostas para a solução de problemas no Hospital Universitário Clemente de Faria. A audiência, realizada na Câmara Municipal de Montes Claros, contou com a presença de deputados, vereadores, representantes do Ministério Público, da Superintendência Regional de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, do Cosems, de trabalhadores da área da saúde e da população em geral.

Durante o evento, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, Antônio Avilmar, destacou a importância da união de toda a sociedade para a recuperação do HU. Ele pontuou alguns dos principais problemas enfrentados pelo hospital, como a falta de servidores. “Hoje o HU tem um déficit de 450 servidores, o que dificulta o atendimento em geral. Dos 151 leitos disponíveis, somente 131 estão ativos e boa parte deste problema se deve à falta de profissionais. A saúde é um dever de todos e é preciso que haja uma cooperação sem interesses políticos para que o importante trabalho feito por lá continue”, explicou.

Durante a audiência os representantes de instituições falaram sobre a importância do Hospital Universitário como referência em diversas áreas. Foi destacada ainda a  relevância da unidade como hospital-escola. Durante sua fala, a secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, ressaltou o papel do hospital para a cidade e para a região. “O Hospital Universitário é muito importante para a rede de saúde de Montes Claros. Ao longo dos anos o hospital tem enfrentado muitas dificuldades, em grande parte pela escassez de recursos. Essa audiência é um grande passo para a união de todos em prol de uma das mais importantes unidades de saúde da região”, afirmou.