A Organização Mundial de Saúde (OMS) define doença rara como aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 em cada 2 mil pessoas. No Brasil, estima-se que há cerca de 13 milhões de pessoas com doenças raras. Ao mesmo tempo, existem entre seis e oito mil tipos de doenças raras, sendo que 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética.
As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição, o que torna o diagnostico médico mais complexo e demorado, causando à família do paciente ansiedade e sofrimento pela incerteza, até mesmo pelo fato que muitas delas têm agravamento dos sintomas com o transcorrer do tempo.
Montes Claros já conta com um Ambulatório de Doenças Raras, que funciona no Centro de Medicina Física, Reabilitação e Distribuição de Órteses e Próteses da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Monte Alegre. A boa notícia é que, neste momento, está em andamento um processo para que o ambulatório possa beneficiar não apenas a população da maior cidade do Norte de Minas, mas também dos municípios de toda a região Norte e Nordeste do estado. Uma vez que este processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde é bastante criterioso e possui várias etapas, a expectativa é que a habilitação saia nos próximos meses. Desta forma, a população de mais de 100 municípios poderá contar com este serviço gratuito, mais perto de casa.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025