A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Ambiente, com apoio do 55º Batalhão de Infantaria do Exército de Montes Claros, realizou neste sábado (12), nos bairros Delfino Magalhães, Cintra e Santo Antônio, a “Operação Pente Fino”, uma ação de conscientização e prevenção sobre os cuidados de proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. As abordagens foram realizas pelos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, com apoio de soldados do 55o BI, nas residências, com orientações das práticas a serem adotadas no dia a dia.
O início da “Operação Pente Fino” aconteceu na Praça Madre Olimira Lacerda França com a Avenida Neco Delfino, no Bairro Delfino Magalhães, e contou com a presença do prefeito Guilherme Guimarães, secretários municipais, vereadores, servidores municipais, colaboradores e voluntários de diversas Instituições, além de mais de 300 agentes de combate às endemias e soldados do Exército. No final da operação, após percorrerem ruas e casas, com apoio da população, toneladas de materiais inservíveis, como pneus, baldes, latas, garrafas de vidro, pets, etc, foram recolhidos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os números dos casos de dengue estão em declínio na cidade e já apresentaram redução em torno de 90%. "Nos três primeiros meses do ano passado, foram registrados 15 mil casos notificados e 1.064 confirmados. Enquanto que neste ano, no mesmo período, foram 2.150 casos notificados e apenas 107 confirmados, graças ao trabalho de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde”.
O prefeito Guilherme Guimarães elogiou o trabalho de todos os envolvidos, especialmente os servidores da saúde, destacando os agentes de endemias, que vem contando com o apoio da população. Mas criticou quem insiste em não contribuir com a limpeza na cidade. “Lamentavelmente, muitos ainda não vêm cumprindo com suas obrigações. Prova disso, foi que a SSU (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) notificou, somente nesses três meses, mais de 1.900 lotes irregulares. E, neste caso, a lei do retorno nunca falha. Ela mostra que toda ação tem uma reação. Fato que acaba prejudicando, não apenas o morador, mas todos ao seu redor”, lastimou.
Saúde
O prefeito informou ainda que a Prefeitura de Montes Claros está construindo nove unidades básicas de saúde, sete com recursos próprios da administração. E mais duas UPAs, uma no bairro Renascença e a outra no bairro Independência, também com recursos próprios da Prefeitura de Montes Claros. Além de um Centro Municipal de Fisioterapia que está quase pronto.
Hospital Municipal
O prefeito disse também que o projeto para construção do Hospital Municipal 100% SUS será concluído em breve. A expectativa é de que ainda no primeiro semestre deste ano haja a publicação da licitação sobre os projetos complementares e início posterior das obras. O licenciamento ambiental da obra já está em andamento.
Repasse aos hospitais
Nesses primeiros meses do ano, a Prefeitura de Montes Claros já repassou para os quatro hospitais da cidade R$ 169 milhões.
Cirurgias
Também houve aumento neste período de 20% das cirurgias, com 9000 cirurgias de emergência e eletivas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025