Imagem de destaque ALÉM DA PANDEMIA - Prefeitura amplia serviços de saúde na área urbana e na zona rural

ALÉM DA PANDEMIA - Prefeitura amplia serviços de saúde na área urbana e na zona rural

31/05/2021 - 17:29
ASCOM | Texto: Benedito Said | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, para garantir saúde pública de qualidade para o povo, ampliou o atendimento também na área rural do município. Tanto é assim, que novos postos de atendimentos foram abertos, enquanto outros estão sendo preparados para entrar em funcionamento. É o caso do posto de Saúde de Ermidinha, povoado rural pertencente ao Distrito de Nova Esperança, e de Campos Elísios, nas cercanias da BR 251, que foram totalmente reformados, para cuidar da saúde das pessoas de forma digna.

O prefeito Humberto Souto lembra que, ao assumir a cidade, a saúde pública atravessava uma crise em precedentes. Hospitais em crise, sem receber, profissionais de saúde desestimulados devido às incertezas administrativas, falta de medicamentos e insumos diversos, um quadro de desmanche. Isso exigiu planejamento, estratégias e persistência para colocar a casa em ordem e garantir saúde de qualidade na saúde pública. Olhando pelo retrovisor, isso parece distante. Mas, além de perto, pois foi há quatro anos, havia muita dificuldade no ar, a começar pelo primeiro ano da Administração, que enfrentou a febre amarela, fazendo com que a doença não crescesse ou se propagasse, tomando as medidas corretas. Mais tarte, foi a vez da pandemia de coronavírus.   

Hoje, a cidade conseguiu reformar postos de saúde, garantir segurança aos profissionais de saúde, medicamentos essenciais e necessários à população, e estabelecer gestão plena da saúde pública, com acordos com os hospitais, de forma a espantar a crise que existiu no passado na cidade.

O prefeito Humberto Souto simboliza esse novo tempo, a partir de apenas dois registros entre os vários que podem ser citados. A UPA do Bairro Chiquinho Guimarães ficou anos e anos paralisada. Virou até bandeira eleitoral, mas permanecia deteriorada, como fruto do abandono geral, com as verbas públicas descendo pelos descaminhos administrativos. Hoje, a Unidade de Pronto-Atendimento cumpre o seu papel de servir ao povo. Outro ponto vital na saúde de Montes Claros foi a reforma do Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, que hoje serve também como hospital da campanha.  

No Alpheu de Quadros, foi reformada uma ala inteira no pavimento superior (625 metros quadrados), com substituição de sistema elétrico, hidrossanitário e rede de gases medicinais. Nas obras de construção foram aplicados 450 mil reais, além de 90 mil reais na rede de gases medicinais, para que o local se tornasse digno de atender o povo da cidade.

As ações em favor da saúde de qualidade passam pela reforma, ampliação e construção de postos de saúde, que estão recebendo os insumos necessários, como medicamentos imprescindíveis para a população. Quando se fala em reforma, não é apenas uma pintura simbólica. O posto de saúde de Ermidinha passou com reestruturação profunda. Foram reformados dois consultórios; consultório odontológico; farmácia; sala de curativos; dois sanitários; depósito; recepção; e copa. Também foi realizada a troca do piso; troca do forro;    revisão de telhado; pintura interna e externa; troca e ampliação da rede de energia elétrica. O mesmo serviço foi realizado em Aparecida do Mundo Novo e Campos Elísios, com aplicação de 200 mil reais.

É importante manter esse ritmo de sustentação de uma saúde pública de qualidade. Primeiro, porque a cidade não para, e a saúde não pode esperar; segundo, porque as exigências comuns a este tempo de pandemia requerem a dedicação da Administração, o que não tem faltado, principalmente no campo da atenção à saúde, com profissionais dedicados ao ato de servir e a elaboração de um planejamento para que os problemas, que não são poucos, sejam sanados, em favor do povo.