A Prefeitura de Montes Claros realizou no sábado, 18, o "Dia D” de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika. Desta vez, o mutirão foi realizado na região Grande Delfino Magalhães. O “Dia D” é promovido frequentemente com o objetivo de recolher inservíveis que podem ser utilizados pelo mosquito para proliferação.
As equipes da Prefeitura percorreram 24 bairros, alcançando mais de 65 mil pessoas. No total, 39 mil imóveis foram contemplados. Conforme o balanço final, foram recolhidos 250 metros cúbicos de inservíveis, totalizando 42 caminhões com objetos que seriam potenciais criadouros do Aedes aegypti.
Durante todo o sábado equipes da Prefeitura e demais parceiros recolheram itens como pneus, baldes, latas, garrafas de vidro, garrafas pets, carcaças de tanquinhos e geladeiras, ferro-velho, caixas d'água em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos e copos descartáveis.
Durante a cerimônia de início do mutirão, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, destacou a importância da ação. “Até dezembro, faremos mais cinco eventos como este em todas as regiões de Montes Claros para que a gente possa efetivamente convencer a população que o trabalho em conjunto faz com que tenhamos resultados expressivos”, destacou.
É importante frisar que a luta contra o Aedes aegypti deve ser uma parceria entre o poder público e a população, já que 97% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências. Além do descarte de inservíveis, várias medidas podem ser adotadas diariamente na luta contra este mal.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025