Imagem de destaque VENCENDO O AEDES - Queda no número de pessoas contaminadas mostra efetividade das ações promovidas pela Prefeitura de Montes Claros

VENCENDO O AEDES - Queda no número de pessoas contaminadas mostra efetividade das ações promovidas pela Prefeitura de Montes Claros

19/01/2026 - 09:03
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Números em queda. As ações de controle contra o mosquito Aedes aegypti realizadas pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Saúde com essencial parceria da população, estão sendo fundamentais para impedir que o mosquito transmita a dengue, zika e a chikungunya.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que em 2024 foram 37 mil notificações para arboviroses, que incluem tanto dengue, quanto zika e chikungunya. Já os casos confirmados chegaram a 19 mil. Os casos de dengue atingiram 36 mil notificações, desses, 18.620 foram confirmados, incluindo 7 óbitos.

Já em 2025 os números apontam uma queda vertiginosa, com os casos notificados caindo para 5.131, enquanto as confirmações de pessoas com arboviroses ficaram em 497, sem nenhum óbito. Novamente, os casos de dengue foram o destaque, com 4736 notificações e 438 confirmações. Para zika, das 35 notificações, não houve nenhuma confirmação de infecção, enquanto para chikungunya foram confirmados 59 casos entre 360 notificações.

Mas a guerra contra o mosquito não para! A Prefeitura faz ações continuamente para manter o aedes aegypti fora da cidade e, para isso, espera continuar contando com a colaboração da população para evitar que o mosquito encontre locais propícios à sua proliferação. Veja como você pode ajudar nessa guerra:

Não acumular água: Vire garrafas, latas, tampinhas e baldes de cabeça para baixo.

Limpar reservatórios: Tampe bem caixas d'água, cisternas, tonéis, jarros e filtros. Lave com água e sabão as paredes internas.

Vasos de plantas: Coloque areia nos pratos ou lave-os com água e sabão.

Lixo: Mantenha lixeiras bem tampadas e acondicione o lixo corretamente.

Calhas e ralos: Limpe calhas e tampe ralos pouco usados, jogando água sanitária no cano.

Pneus: Guarde pneus em locais cobertos ou entregue-os para descarte.

Bebedouros de animais: Troque a água e lave os recipientes semanalmente.

Piscinas e bandejas de ar-condicionado: Mantenha-as cobertas ou limpas.