Imagem de destaque VENCENDO A GUERRA - Levantamento mostra menor índice de infestação do Aedes aegypti em 2025

VENCENDO A GUERRA - Levantamento mostra menor índice de infestação do Aedes aegypti em 2025

24/11/2025 - 13:46
SECOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Montes Claros realizou, entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, um novo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). Os dados do 4º levantamento do ano mostram que houve uma queda no índice, reflexo das ações realizadas nos últimos meses em diversas regiões da cidade.

O levantamento apontou um índice de 3,7%, o mais baixo já registrado em 2025. O número está abaixo dos 3,12% registrados na pesquisa anterior, realizada em agosto. O resultado aponta que a cada 100 casas visitadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses, 3 a 4 apresentam focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chinkungunya.

O levantamento utiliza metodologia determinada pelo Ministério da Saúde com a divisão da cidade em 25 estratos. Entre os bairros com maiores índices de focos do Aedes aegypti estão Vale dos Jardins, Vila Tupã, Residencial Montes Claros, Vila Mauriceia e Santo Antônio.

É importante destacar que nos últimos meses ações de limpeza foram realizadas nos locais com maiores índices de infestação apontados no último LIRAa. Um dos exemplos dessas ações são os “DIAS D”, que foram intensificados através de mutirões semanais, além da aplicação de inseticida através do carro fumacê e da utilização de drones em locais inacessíveis.

Vale lembrar que cerca de 98% dos focos do Aedes aegypti são encontrados no interior das residências, daí a importância da atuação direta da população nesta luta.