Imagem de destaque UMA UPA A MAIS - Avançam as obras de construção da UPA do Independência

UMA UPA A MAIS - Avançam as obras de construção da UPA do Independência

08/04/2025 - 11:35
SECOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação

Estão em andamento as obras de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Independência, região leste de Montes Claros. Orçada em quase R$ 8 milhões, essa UPA deverá funcionar 24 horas por dia, com um atendimento intermediário entre as unidades básicas de saúde e a rede hospitalar.

Atualmente está sendo construído o muro da unidade. A UPA deverá sanar a demanda na rede de urgências e emergências, desafogando os hospitais da cidade. O local irá compor a rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A nova UPA vai oferecer estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, consultórios médicos, laboratório de exames e leitos de observação. A repartição vai atender à grande região leste, que contempla bairros como Independência, Acácias, Jardim Primavera, Carmelo, Monte Carmelo e Camilo Prates, entre outros. Será um reforço para a atual UPA do bairro Chiquinho Guimarães, bem como para o Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros.

É importante destacar que atualmente está em andamento também a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento no bairro Alice Maia, região norte de Montes Claros. Esta unidade vai atender prioritariamente os moradores de bairros como Alice Maia, Renascença, Alcides Rabelo, Vila Exposição e Santa Cecília, entre outros.