Imagem de destaque TODOS PELA SAÚDE - Câmara libera ajuda da Prefeitura para o Hospital Universitário

29/06/2023 - 13:55
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Foi aprovado nessa quinta-feira, 29, na Câmara Municipal, em reunião extraordinária, Projeto de Lei (PL) do Executivo que autoriza o Município a firmar convênio com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para garantir o pleno funcionamento do Pronto Socorro do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU), bem como a reativação de leitos da unidade hospitalar.

Pelo projeto aprovado, o Executivo fica autorizado a firmar convênio com aporte de até R$ 15 milhões, no prazo de 12 meses. O auxílio do Município vai suprir uma lacuna do Hospital Universitário, já que, desde o dia 31/12/2022, mais de 200 contratos foram finalizados, sem perspectiva de renovação.

Estes recursos deverão ser utilizados prioritariamente na recontratação dos profissionais que foram dispensados. Todo o processo de contratação será conduzido pelo Município. “É importante deixar claro que iremos disponibilizar recursos, mas a manutenção desses leitos e a contratação dos profissionais para o HU é uma responsabilidade do governo do estado. Essa será uma medida excepcional e temporária. O Município está tomando essa iniciativa somente para que a população não fique desamparada”, destacou o prefeito Humberto Souto, durante o anúncio do projeto.

O PL foi aprovado em regime de urgência e por unanimidade pelo legislativo municipal. Agora, segue para sanção do prefeito.