As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Alterosa, José Correia Machado e Residencial Sul implantaram na UBS José Correa Machado o projeto Terapia Comunitária Integrativa (TCI).
O objetivo é construir redes sociais solidárias de promoção da vida e das competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades, para suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo e valorizar a herança cultural dos moradores. Os encontros são realizados duas vezes por mês.
Com equipe multidisciplinar das áreas de Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Medicina da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Residência de Medicina de Família e Comunidade, o projeto foi proposto com a perspectiva de ouvir a população para que ela apresente suas queixas e dificuldades em relação à area da saúde.
Segundo a psicóloga Lidiana Boas, “com a perspectiva de promover saúde, esse trabalho tem por objetivo tornar possível a aproximação da comunidade com o serviço de saúde, para que ela possa debater essas queixas e encontrar um ponto para valorizar a prevenção”. Ainda segundo a profissional, “as rodas de TCI abrem com atividades descontraídas, onde as pessoas falam um pouco sobre o que as perturbam, e todos sentem-se acolhidos para falar sobre seus sentimentos e escutar com atenção os outros, sem julgamentos”.
Para Maria Clara Lélis, enfermeira e coordenadora da UBS do bairro José Correa Machado, “a roda de Terapia Comunitária Integrativa é uma das diversas práticas complementares preconizadas pelo Ministério de Saúde e se configura num espaço de acolhimento e partilha de vida para se falar das dores, dos problemas e também das potencialidades da comunidade, e tem sido utilizada como instrumento de promoção à saúde mental”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025