Imagem de destaque SEJA RACIONAL, VACINE SEU ANIMAL! - Neste sábado tem vacinação contra a raiva em Montes Claros

31/08/2023 - 12:58
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 2, mais uma etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica para Cães E Gatos. Dessa vez, a vacinação será na área urbana, na metade sul de Montes Claros (confira os pontos de vacinação em anexo). No último dia 26 a vacinação foi realizada na metade Norte.

Os tutores deverão conduzir cães e gatos ao posto de vacinação adequadamente, por meio de coleiras, guias ou caixas de transporte próprias, não esquecendo que os cães bravios e de maior porte devem estar com focinheira e que gatos devem ser levados preferencialmente dentro de sacos ou sacolas, para evitar acidentes. Nos postos de vacinação, os tutores responsáveis precisam providenciar a contenção segura dos animais sob sua guarda no momento em que estiverem sendo vacinados.

Todos os cães e gatos devem ser imunizados anualmente contra a RAIVA a partir dos três meses de idade, podendo, inclusive, serem vacinadas cadelas e gatas prenhes ou amamentando. O animal que estiver sendo vacinado pela primeira vez deverá tomar uma dose de reforço da vacina 30 dias após a primeira dose no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na avenida Antônio Lafetá Rebelo, 1371, bairro Santa Lúcia II.

RAIVA - O vírus da raiva é transmitido através da saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, mas também por arranhaduras produzidas pelas unhas desse animal ou pelo contato de sua saliva com a pele ferida, esfolada ou arranhada, além das mucosas (olhos, boca, narinas, etc.). Ao entrar no organismo, o vírus da raiva atinge os nervos e, através destes, migra para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), desencadeando graves sintomas nervosos. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, de onde passa a ser eliminado pela saliva. Uma das principais medidas necessárias para o controle da doença é a vacinação anual em massa de cães e gatos.