Imagem de destaque SAÚDE NA MESA - Prefeitura promove evento de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

28/09/2023 - 12:25 | atualizado em 28/09/2023 - 14:49
ASCOM | Texto: SMS | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Gerência de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar nesta sexta, 29, o evento "Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - Promovendo Qualidade", no auditório da AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene), entre 7 e 13 horas.

O objetivo do encontro é promover um ambiente de diálogo aberto com as empresas que realizam Manipulação de Alimentos, como supermercados, padarias e fábricas de produtos alimentícios, com a finalidade de garantir a segurança e a qualidade dos produtos ofertados à população.

O evento contará com duas palestras: "Fiscalização das Atividades de Processamento de Alimentos", com Ângela Ferreira Vieira, diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG); e "A Legislação como Garantia da Qualidade na Cadeia de Alimentos", com Valéria Regina Martins Vieira, analista e pesquisadora de Saúde e Tecnologia e chefe do Serviço de Análise de Rotulagem da Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

De acordo com Sinvaldo Pereira da Slva, Gerente de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Montes Claros, a área de manipulação de alimentos exige que certas regras de higiene sejam seguidas. “São as chamadas boas práticas, cuja aplicação pode reduzir o desperdício de alguns produtos e proporcionar um melhor ambiente de trabalho. As boas práticas de higiene em manipulação de alimentos devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento, recepção, guarda temporária até a venda para o consumidor. O objetivo das boas práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados”, destaca.