Durante todo o mês de setembro foram realizadas diversas atividades do Setembro Amarelo, mês voltado para ações de conscientização e prevenção do suicídio. A Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Montes Claros está estruturada para lidar com este problema de saúde pública, oferecendo amparo e tratamento adequados para os pacientes que necessitem.
Atualmente, o município conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um voltado para transtornos mentais, dois voltados para álcool e drogas e um destinado ao tratamento infanto-juvenil.
Somente entre os meses de maio e agosto deste ano, essas quatro unidades juntas realizaram 28.355 atendimentos e 104.116 procedimentos. Foram prestados serviços residenciais terapêuticos a 17 pacientes. O município possui ainda uma unidade de acolhimento adulto mista, que abriga atualmente 23 pacientes.
O sistema municipal conta também com 22 leitos de saúde mental em hospitais da cidade, sendo 12 leitos no Hospital Universitário Clemente de Faria e 10 leitos no Hospital Aroldo Tourinho. Nos últimos quatro meses, 208 internações foram registradas.
Toda pessoa que necessite de atendimento voltado para a saúde mental deve procurar o CAPS mais próximo. Nesses locais os pacientes vão encontrar uma equipe multiprofissional que inclui médicos, psicólogos e assistentes sociais, com atendimentos individuais e em grupo, além de atividades que visam a reinserção social e a autonomia dos pacientes.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025