Imagem de destaque SAÚDE É PRIORIDADE - Prefeitura de Montes Claros se reúne com cidades vizinhas para buscar soluções na área da Saúde

SAÚDE É PRIORIDADE - Prefeitura de Montes Claros se reúne com cidades vizinhas para buscar soluções na área da Saúde

30/05/2023 - 10:58
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 29, uma reunião no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), para definir um acordo de cooperação visando a manutenção do atendimento dos hospitais da cidade. Foram convidados para participar da reunião representantes de todos os municípios do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Ministério Público Federal e Estadual, Superintendências Regionais de Saúde e prestadores de serviços. 


“Essa proposta foi iniciada no mês de agosto do ano passado, quando foi feito um estudo financeiro dos hospitais de Montes Claros que prestam serviços para toda a região. Baseado nesse estudo financeiro, hoje vamos fazer a proposta de garantia de custeio com recursos dos municípios que utilizam o serviço de saúde em Montes Claros. Essa proposta é para a viabilidade financeira dos hospitais e garantir, assim, acesso aos serviços de saúde para toda a população do Norte de Minas e de outras regiões que utilizam o serviço”, afirmou Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde de Montes Claros, lembrando que a cidade atende também pacientes do Nordeste e Noroeste de Minas, e até mesmo do Sul da Bahia.


Dhyeime Thauanne Pereira Marques, superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, frisou que a “reunião é de fundamental importância para sensibilizar os municípios com esse estudo, que foi muito bem embasado. Sabemos que os hospitais têm enfrentado diversas dificuldades, bem como a população de forma geral, que também tem sentido o impacto. Esse é o primeiro passo para que possamos melhorar a saúde do Norte de Minas”.

Dulce Pimenta destacou ainda que a reunião teve por objetivo “mensurar a quantia de aporte financeiro satisfatório e o mínimo para se garantir a remuneração adequada e conforme parâmetros legais dos serviços de saúde contratados junto aos hospitais sem fins lucrativos de Montes Claros, em observância às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do SUS, garantindo-se o necessário equilíbrio econômico e financeiro da contratação, tendo como referência informações de custos reais dos serviços e os valores já recebidos pela instituição para atendimento aos pacientes do SUS”.

Representando o prefeito Humberto Souto, o vice Guilherme Guimarães destacou que “a reunião é o primeiro passo para mensurar o equilíbrio financeiro e buscar uma melhoria da qualidade dos serviços prestados, para beneficiar toda a população da região. Precisamos da participação de todos e essa reunião é de fundamental importância. Temos que nos conscientizar que o Norte de Minas é um povo só. E, se não nos ajudarmos mutuamente, poderemos ter um fracasso. Montes Claros é como se fosse a locomotiva da região, como grande centro de desenvolvimento. E por isso precisamos do apoio de todos para que possamos continuar oferecendo serviços para nossa população”, disse.