Imagem de destaque PRO AGRI SAÚDE - Aparecida do Mundo Novo recebe projeto de saúde direcionado à agricultura familiar

PRO AGRI SAÚDE - Aparecida do Mundo Novo recebe projeto de saúde direcionado à agricultura familiar

27/05/2025 - 12:00
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã de sexta-feira (23), no Distrito de Aparecida do Mundo Novo, através do Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para Agricultura Familiar (PRO AGRI SAÚDE), uma atividade que proporcionou oportunidade importante para promover ações de saúde, diretamente no campo, reforçando o compromisso com o bem-estar das comunidades rurais o desenvolvimento sustentável com foco nos agricultores familiares.

Ao alinhar saúde, bem-estar e sustentabilidade, o PRO AGRI SAÚDE contribui para o crescimento e a prosperidade das comunidades rurais, refletindo uma visão integrada das políticas públicas. Reconhecendo a importância dos agricultores familiares, o projeto assegura que, além de garantir a produção de alimentos, eles também recebam o apoio necessário para preservar sua saúde e o equilíbrio ambiental onde vivem e trabalham.

O evento, que contou com presença do vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Rocha, de secretários e servidores estaduais e municipais, além da população de Aparecida do Mundo Novo e das comunidades vizinhas, teve aferição de pressão e teste de glicemia capilar pela equipe de Estratégia de Saúde da Família; apresentação de protótipo do sistema de tratamento de água e distribuição de hipoclorito de sódio pela Vigilância Ambiental; avaliação odontológica pelo Odontomóvel; Imunização com vacinas diversas e testes rápidos pela Vigilância Epidemiológica; orientações sobre o tabagismo e distribuição de materiais educativos e pelo CEREST; testagem animal, vacinação antirrábica e distribuição de material educativo pelo Cento de Controle de Zoonoses, distribuição de materiais educativos pela Vigilância em Saúde (VISA). Aconteceram também as seguintes palestras: - Liberação de Alvará Sanitário para Agricultura Familiar (VISA) - Tratamento das Águas Cinzas Utilizando Círculo de Bananeiras (Emater) - Saúde e segurança para mulheres do campo (CEREST).

A banda de pagode do Centro de Controle de Zoonoses animou os participantes do início ao fim. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, parceira do PRO AGRI SAÚDE, fez apresentação do Círculo de Bananeiras, sistema simples de tratamento de esgoto sanitário nas áreas rurais, que evita o lançamento de poluentes no solo e em córregos e rios. “Esta é uma solução ecológica simples e de baixo custo para um grande problema, que é o saneamento básico rural”, afirmou o técnico extensionista Antônio Drummond Machado Nascimento.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Distrito de Aparecida do Mundo Novo, Eduardo Rogério, “este evento é de grande valia porque, além de promover ações de saúde, apresenta oportunidades e conhecimento para toda a população, que muitas das vezes não consegue ir à cidade”.