Imagem de destaque Prefeitura reforça importância da vacinação contra a influenza e o sarampo

Prefeitura reforça importância da vacinação contra a influenza e o sarampo

05/08/2020 - 17:23
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros reforça a importância das campanhas de vacinação contra o sarampo e a H1N1 (influenza). Prorrogadas até o dia 31 de agosto, as duas campanhas vêm obtendo um índice baixo de adesão na cidade.

A campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada no dia 23 de março, tem um público-alvo estimado em 181 mil pessoas, das quais ainda restam 99 mil para serem vacinadas. É importante destacar que o sarampo é uma doença grave e a sua disseminação se dá por via aérea ao tossir, falar, espirrar ou respirar. Sendo assim, é necessário que as pessoas da faixa etária entre 20 e 49 anos se imunizem.

Outra preocupação tem sido com relação à vacinação da H1N1 (influenza) em alguns grupos. A meta ainda está longe de ser alcançada para o grupo composto por crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, com um déficit de 9 mil crianças que ainda não se imunizaram. Outro grupo deficitário é o das gestantes, restando quase duas mil para serem imunizadas. Também preocupam os grupos compostos por puérperas e por pessoas entre 55 e 59 anos.

É importante destacar que essa vacina não imuniza contra a COVID-19, mas é uma prevenção importante, uma vez que reduz o número de casos de doenças respiratórias, evitando a sobrecarga do sistema de saúde.

Para alcançar a meta, a Prefeitura está disponibilizando as doses das vacinas de sarampo e influenza nas 20 salas de vacinação do município, além dos pontos instalados no Mercado Central Christo Raeff, na praça Dr. Carlos Versiani e no Montes Claros Shopping (drive-thru).