Foi realizada nesta sexta-feira, 29, mais uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue. O encontro foi realizado na sede da Nova Prefeitura e contou com representantes de instituições públicas e privadas que atuam no combate ao Aedes aegypti.
Como parte dos trabalhos, foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas por toda a cidade no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Ainda na reunião, foi divulgado o boletim epidemiológico com os números dessas doenças em Montes Claros. Desde janeiro deste ano, foram notificados 4.105 casos de dengue no município, sendo 69 confirmados e 3 óbitos constatados. Já a chikungunya registrou 1.003 notificações, com 353 casos confirmados. Quanto ao zika vírus, foram 33 casos notificados, mas ainda sem nenhuma confirmação laboratorial.
É importante destacar que a Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem desenvolvido ações nos locais mais críticos, na área urbana e na zona rural, para atuar diretamente no combate ao mosquito. Neste sábado, 30, uma grande ação será realizada junto aos moradores do distrito rural de Aparecida do Mundo Novo.
Na primeira semana do mês de maio será concluído o segundo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2022. Em janeiro, o levantamento apontou um índice de infestação predial de 14,3%, ou seja, de cada 100 casas pesquisadas pelos agentes do CCZ, mais de 14 apresentaram criadouros do mosquito.
É importante que todos atuem no combate ao Aedes, uma vez que 97,3% dos focos encontrados no município estão dentro das casas. A população tem um papel fundamental nesta luta. Algumas das principais medidas de combate são:
- providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
- limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
- destinar o lixo para coleta pública;
- escoar a água dos pratos de plantas;
- limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025