Imagem de destaque OUTUBRO ROSA - Abertura da campanha atrai centenas de pessoas em Montes Claros

OUTUBRO ROSA - Abertura da campanha atrai centenas de pessoas em Montes Claros

01/10/2019 - 15:00
ASCOM | Texto: ASCOM | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa na cidade. O evento foi realizado na entrada do prédio-sede da Administração. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. Durante a cerimônia foram agendados cerca de 150 exames de mamografia.

A secretária municipal de saúde, Dulce Pimenta, aproveitou o evento para destacar o esforço da Administração no sentido de sanar s problemas da área da Saúde: “fizemos uma reestruturação para atender a população de maneira eficaz. Hoje, não há mais fila para ginecologista, estamos cobrindo 100% da Atenção Primária e, para aqueles que não podem ir durante o dia, novas unidades básicas de atendimento ficarão abertas por algumas horas durante a noite”.

“Nossa cidade, assim como todo o país, tem passado por uma crise financeira intensa. Mas estamos trabalhando para manter tudo em ordem, tanto é que são poucos os remédios em falta nas farmácias, temos mais de 220 hoje. Seiscentas pessoas são atendidas todos os dias no Alpheu de Quadros e realizamos, no ano passado, cinco mil exames de catarata, acabando com a fila existente. Tudo isso de forma gratuita para a população”, pontuou o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.

Programação

Ao longo do mês de outubro, diversas ações serão realizadas em todas as unidades de saúde do município. No dia 10, será realizada, no Programa Saúde da Mulher (Policlínica Dr. Hélio Sales), uma ação educativa sobre câncer de mama e do colo do útero. No dia 18, a Prefeitura fará, na Praça Doutor Carlos, o "Dia D" de conscientização e combate ao câncer de mama e de colo de útero. Neste dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do setor de Atenção Primária, vai realizar panfletagem e agendamentos de mamografia e PCCU (exame de prevenção ao câncer do colo do útero, ou papanicolau). No dia 25, o médico mastologista Paulo de Tarso vai realizar uma palestra sobre câncer de mama para as servidoras do município, na Secretaria Municipal de Saúde.

Brasão Secretaria de  Saúde
É ASSIM, COM HONESTIDADE E TRABALHO, QUE A CIDADE VOLTOU A FUNCIONAR!

Av. Dulce Sarmento, 2076 - Monte Carmelo - CEP: 39401-485
(38) 2211-4329