Imagem de destaque O INIMIGO AGORA É O MESMO - Prefeitura intensifica ações contra a dengue

O INIMIGO AGORA É O MESMO - Prefeitura intensifica ações contra a dengue

21/02/2024 - 10:46 | atualizado em 21/02/2024 - 10:47
ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Diante dos casos crescentes de dengue em Minas Gerais, a Prefeitura de Montes Claros, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Geraldo Assis Soares, coordenador do CCZ, estão sendo realizadas, de forma acentuada, diversas visitas às residências da cidade, com aplicação de biolarvicidas e, em casos específicos, a eliminação dos focos. É necessário ressaltar que o órgão tem o registro de 500 pontos de possíveis focos do mosquito. Esses locais são visitados de 15 em 15 dias para a realização de tratamento biológico, com aplicação de inseticida.

A Prefeitura reforçou também a aplicação de biolarvicida em alagadiços onde foram encontrados focos, além da limpeza à margem dos córregos.

Atualmente, são usados dois tipos de veículo fumacê nas ruas da cidade: um de aplicação de fumaça intensa e o outro, chamado UBV (inseticida químico de Ultra Baixo Volume), que forma uma nuvem quase que invisível. Os agentes utilizam, também, o UBV portátil em algumas residências.

Ações de limpeza geral (os "Dias D") foram intensificadas nas regiões com alto risco de transmissão da doença.

Geraldo salienta a importância da população no combate ao vetor: “o CCZ está atento a qualquer denúncia da população. Em cima dessas demandas apresentadas, a equipe é deslocada, inclusive para encontrar os proprietários de imóveis fechados”.