Imagem de destaque NOVEMBRO AZUL -  Campanha em Montes Claros contempla mulheres trans e travestis

NOVEMBRO AZUL - Campanha em Montes Claros contempla mulheres trans e travestis

13/11/2023 - 15:34
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão e Rubens Santana | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros vem intensificando a campanha Novembro Azul na cidade. O Novembro Azul é um movimento internacional de atenção à saúde das pessoas do sexo masculino, criado para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. O tumor é mais comum entre homens com mais de 40 anos e fez, somente no Brasil, cerca de 18 mil vítimas em 2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O alerta é feito todos os anos aos homens, grupo que ainda tem dificuldade de seguir uma rotina de cuidados preventivos e exames.

"A campanha do Novembro Azul em Montes Claros tem a parceria do Movimento
LGTBQIA+ dos Gerais (MGG), sendo feita de forma abrangente, diferentemente da campanha nacional, que mesmo sendo realizada há quase 20 anos falha ao não abordar a questão de gênero, excluindo, assim, outras pessoas que também possuem próstata, como mulheres trans, travestis e pessoas não binárias", comentou o assistente social e voluntário do MGG, Willian Martins da Silva.

Para a psicóloga do MGG , Yasmin Medeiros, mulheres trans e travestis também devem se cuidar e se prevenir contra o câncer de próstata, mesmo aquelas que passaram pela cirurgia de redesignação sexual. "É importante alertar que a ocorrência de tumor não depende do gênero, e sim da presença do órgão. Na cirurgia genital (transformação de uma genitália masculina em uma genitália reconhecida pela nossa cultura como feminina), a próstata é deixada intacta, então mesmo uma mulher trans submetida a esse tipo de cirurgia continua tendo próstata, sendo necessário o acompanhamento médico para ela ter uma tranquilidade quanto a isso”, alertou.

"O direito à saúde integral para a população LGBTQIA+ está expresso na Portaria 2.836/11 do Ministério da Saúde, além da CIB-SUS 3.202 de 2020. No município de Montes Claros, as equipes da atenção primária estão preparadas para atender essa população de forma técnica, respeitosa e sobretudo humanizada", salientou o presidente do MGG, José Cândido de Souza Filho, o Candinho.

Na abertura oficial da campanha Novembro Azul em Montes Claros, realizada no último dia 7, foram oferecidos testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, sessões de acupuntura, exames de prevenção ao câncer bucal e encaminhamento para realização de exames de PSA - um dos primeiros exames realizados em homens para auxiliar no diagnóstico da doença.

Na ocasião, o prefeito Humberto Souto conclamou a população para uma conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “É preciso que a população seja atendida todos os dias e não somente na data da celebração. Estamos com 100% de cobertura no município com a Estratégia de Saúde da Família. E temos que chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas”, disse.

“Avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Conseguimos a integralidade de atendimento e a criação de equipes de Saúde da Família para atender todos os bairros da cidade. E esses atendimentos estão resultando no aumento do encaminhamento para a prevenção de diversos tipos de doenças”, observou Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde.