Imagem de destaque MENOS DOR, MAIS SEGURANÇA - Município realiza entrega gratuita de sensores de glicose para pacientes com diabetes

MENOS DOR, MAIS SEGURANÇA - Município realiza entrega gratuita de sensores de glicose para pacientes com diabetes

08/07/2026 - 11:27
SECOM | Texto e Fotos: Rogeriano Cardoso

O Município de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nessa terça-feira, 7, a distribuição gratuita dos primeiros sensores digitais de monitoramento contínuo de glicose para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 atendidos pela rede municipal. A iniciativa marca um avanço importante na saúde pública do município e reforça o compromisso com a inovação e o cuidado humanizado.

Nesta primeira etapa, 250 crianças e adolescentes serão contemplados. Os que estiveram presentes no lançamento do projeto saíram com o sensor e as famílias capacitadas para o uso correto da tecnologia, que permite o acompanhamento em tempo real por aplicativo. O dispositivo é destinado a pacientes de 4 a 18 anos com laudo médico para uso de insulina e histórico de monitoramento glicêmico.

O sensor realiza a medição da glicose minuto a minuto, reduzindo significativamente a necessidade de testes na ponta dos dedos. Além de indolor, o equipamento fornece dados atualizados, histórico das últimas oito horas, setas de tendência e relatórios que auxiliam no acompanhamento clínico. Cada paciente contemplado recebe dois sensores por mês, com duração média de 15 dias cada, garantindo monitoramento contínuo e mais segurança no controle da doença. O fornecimento será contínuo e a reposição dos sensores ficará sob responsabilidade da Policlínica do Alto São João, que acompanha cada paciente.

O monitoramento trará mais qualidade de vida para as crianças, mais tranquilidade para as famílias e mais eficiência no cuidado com a saúde, pois proporcionará um controle muito mais preciso da glicemia e redução das múltiplas perfurações diárias.

BENEFICIADOS – Entre as famílias beneficiadas está a professora de educação física Luciene Gonçalves de Oliveira, mãe de Davi Luca, de 8 anos. Diagnosticado com diabetes aos quatro anos de idade, Davi precisava medir a glicemia várias vezes ao dia por meio das tradicionais picadas nos dedos. “Agora a vida vai mudar para melhor. Como ele vai fazer o monitoramento pelo sensor, evita a picada no dedo, que às vezes ele reclamava, sentia dor e chorava”, contou Luciene, ao afirmar que não teria condições de arcar com o custo da tecnologia: “eu não conseguiria pagar porque é um valor muito alto. Então, para mim, foi tudo de bom”.

A rotina também deve mudar para a pequena Lis Gomes Detomi, de 7 anos. Diagnosticada com diabetes, ela precisava realizar seis medições diárias. “Era ruim porque doía. Agora vai melhorar, vai ser mais fácil e não doeu para colocar”, disse. O pai, o veterinário Antônio Augusto Gomes da Silva Júnior, destacou que o custo do equipamento era inacessível para a família. “Não conseguiria arcar com o sensor. Já tentei, mas o orçamento não cabe no nosso bolso. Por isso foi muito importante a ajuda do Município”, afirmou.

DIABETES MELLITUS – Diabetes mellitus é uma doença metabólica crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) devido à deficiência absoluta ou relativa de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que regula o metabolismo da glicose.

TIPOS PRINCIPAIS – Existem dois tipos principais: o tipo 1, causado pela destruição autoimune das células beta pancreáticas, levando à falta total de insulina; e o tipo 2, associado à resistência à insulina ou produção insuficiente, comum em adultos com fatores como obesidade e sedentarismo.

DAVI LUCA E FAMÍLIA
LIS GOMES E O PAI
SENSORES