Foi aprovada nesta terça-feira, 12, por unanimidade, na Câmara Municipal de Montes Claros, projeto de Lei do Executivo Municipal que batiza a Unidade Básica de Saúde da Família Independência III como Leslie Charles Scofield Junior (Pastor Leslie Charles).
O objetivo da Prefeitura, ao nomear a Unidade de Saúde, é render uma justa homenagem ao Pastor Leslie Charles, que desenvolveu um relevante trabalho missionário e de assistência médica na região do Norte de Minas, que inspirou o atual SUS (Sistema Único de Saúde). Leslie, que era missionário cristão, chegou ao Brasil em 1956, com o objetivo de prestar auxílio à população carente da região do Vale do São Francisco. Scofield associava o evangelismo ao trabalho de assistência social à população ribeirinha.
Depois de trabalhar durante vários anos com as populações ribeirinhas do Rio São Francisco, Leslie Scofield mudou novamente para os Estados Unidos, onde cursou Medicina na Universidade de Tulane, em Nova Orleans, e mestrado em Saúde Pública na Universidade de Michigan. Quando voltou ao Brasil, Leslie criou, em 1971, o Instituto de Preparo e Pesquisa para o Desenvolvimento de Assistência Sanitária Rural – IPPEDASAR, que era um projeto de assistência à saúde para a região, com ênfase na assistência simplificada, regionalizada e hierarquizada.
Através do IPPEDASAR foram viabilizados convênios com a extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e com a Universidade de Toulane/Family Health Foundatiom (EUA), para a implementação do Projeto Regional de Saúde do Norte de Minas, que teve uma imensa repercussão em todo o país no princípio da década de 1970, com constantes visitas de técnicos nacionais e estrangeiros interessados em conhecer a experiência que preconizava o trabalho dos postos da saúde, das policlínicas, dos hospitais locais e dos hospitais de referência regional.
Foi através da mobilização do doutor Leslie Scofield que a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional) aprovou um financiamento de US$ 4 milhões para o Governo de Minas Gerais implantar a rede de unidade de saúde na região. Esse projeto, encampado pela Secretaria de Estado da Saúde, veio a ser conhecido como PROJETO MONTES CLAROS e forneceu o modelo teórico para o atual Sistema Único de Saúde – SUS.
Diante de toda essa incrível contribuição do pastor Leslie Charles para a saúde da região e do país, a Prefeitura decidiu homenageá-lo dando seu nome para a nova Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Independência, proposta que recebeu aprovação unânime dos vereadores de Montes Claros.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025