A Prefeitura de Montes Claros dará início na próxima segunda-feira, 12, à Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Na primeira fase da campanha, que vai terminar no dia 10 de maio, serão vacinadas crianças com idade entre seis meses e 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (mães recentes) e trabalhadores da Saúde. O público-alvo em Montes Claros é de 51.274 pessoas, e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 90% desse total seja vacinado.
As próximas etapas da campanha incluirão idosos, professores, caminhoneiros, integrantes das forças de segurança, entre outros. As vacinas serão oferecidas nas 28 salas de vacinação do município.
Já que a vacina contra a influenza tem grupos prioritários em comum com a da Covid-19, recomenda-se um intervalo de no mínimo 14 dias entre a aplicação das duas vacinas.
H1N1 - A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína (daí o nome pelo qual ficou conhecida inicialmente), que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Mais informações aqui.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025