Imagem de destaque ENCURTANDO OS CAMINHOS - Ermidinha vai ganhar unidade de saúde moderna e mais acessível

ENCURTANDO OS CAMINHOS - Ermidinha vai ganhar unidade de saúde moderna e mais acessível

05/08/2025 - 12:54
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: SECOM-PMMC

Reforçando o compromisso com uma saúde pública de qualidade, acessível e acolhedora, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, assinou, na sexta-feira (01/08), ordem de serviço para a construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), com instalações confortáveis, seguras e acessíveis para usuários e servidores, no Distrito de Ermidinha, que tem cerca de 1.500 habitantes e está localizado a 48 km da sede do município.

A unidade beneficiará centenas de famílias de Ermidinha e da região, oferecendo atendimento médico mais próximo e com infraestrutura adequada às necessidades da população, sem precisar ir à unidade de saúde do Distrito de Santa Rosa de Lima, que atualmente atende aquela população, a 35 km de Ermidinha.

A obra tem o objetivo de sanar demanda da Secretaria Municipal de Saúde em relação à Rede de Atenção Primária à Saúde na localidade. A unidade será instalada em terreno localizado na Praça Bom Jesus, esquina com a Rua Santo Antônio, com área total de 1.007,40 m², e terá os seguintes ambientes:

● Sala de Recepção e Espera 
● Sala de Reunião e Educação 
● Vacinação 
● Coleta 
● PCD (ambiente destinado aos usuários deficientes físicos) 
● Trocador 
● Circulação (2)
● Farmácia 
● Cuidados Básicos 
● Sala de Curativo 
● Atendimento (multiprofissional (2)
● Instalações Sanitárias (2)
● Ginecologia 
● Consultório Odontológico 
● Rx 
● Sala de Agentes 
● Lavagem e desinfecção de materiais 
● Esterilização 
● PCD Funcionários 
● Depósito de Materiais de Limpeza (DML) 
● Almoxarifado 
● Vestiário Funcionários Masculino 
● Vestiário Funcionários Feminino 
● Copa 
● Compressor Odontológico 
● Acesso Funcionários 
● Apoio para agentes de controle de endemias 
● Depósito de agentes de endemias 
● Abrigo reduzido de resíduos sólidos (lixo) 
● Estacionamento

Além do prefeito Guilherme Guimarães, o evento contou com a participação do vice-prefeito Otávio Rocha, de secretários e servidores municipais e de representantes do legislativo municipal, estadual e federal. Bem como de moradores de Ermidinha e das comunidades adjacentes.

A UBS é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desse tipo de unidade é atender os problemas de saúde da população sem que haja a necessidade de encaminhamento para emergências e hospitais. A UBS de Ermidinha será construída com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo de Freitas, com contrapartida da Prefeitura de Montes Claros.