Imagem de destaque É O BICHO! - Centro de Controle de Zoonoses anuncia horários de atendimento

É O BICHO! - Centro de Controle de Zoonoses anuncia horários de atendimento

28/06/2023 - 09:50
ASCOM | Texto: Daniel Moraes Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Desde a pré-história que o homem e os animais irracionais têm desenvolvido relacionamentos de ajuda mútua, inclusive com a utilização da força bruta dos equinos e bovinos para facilitar a vida dos seres de duas patas. No entanto, não é só dessa exploração do mais forte pelo mais inteligente que vive a relação homem/bicho, já que, desde muito tempo atrás, o ser humano descobriu que os animais também fornecem companhia, companheirismo e, por que não?, "amor", extrapolando o aspecto prático e objetivo e fazendo dos animais verdadeiros "amigos do homem" (alguns diriam que "melhores amigos"). 

Estudiosos acreditam que cães domesticados são uma realidade há mais de 10 mil anos, e esse relacionamento antigo trouxe, claro, alguns "desgastes", principalmente por conta das doenças transmitidas aos humanos pelos caninos. Posteriormente, os gatos também foram domesticados (ou domesticaram os humanos, dependendo do ponto de vista), chegando até a ser adorados como deuses no Antigo Egito (e quem pode condená-los?), trazendo mais elementos (e doenças) para essa relação. 

Em Montes Claros, esses animais são onipresentes, e para cuidar bem deles e evitar que eles disseminem doenças entre si e para os humanos, a cidade conta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde da Prefeitura, localizado na avenida Antônio Lafetá Rebelo (Córrego das Melancias), 1371, no bairro Santa Lúcia II.

Lá, o horário de atendimento é o seguinte:

- VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA (APENAS PARA CÃES E GATOS): de segunda a sexta, das 7 às 10h45 e das 13 às 16h45.

- EXAME DE LEISHMANIOSE (CALAZAR) E RECEBIMENTO DE ANIMAIS PARA EUTANÁSIA (COM LAUDO MÉDICO VETERINÁRIO): de segunda a quinta, das 7 às 10h45 e das 13 às 16h45; na sexta-feira e nas vésperas de feriado, das 7 às 10h45 e das 13 às 15h45. 

O local atende de 800 a mil animais todos os meses. Para mais informações, ligue no 2211-4400.